sexta-feira, 30 de março de 2012

UNIDADE DESCENTRALIZADA DE CANELA GAÚCHA



A equipe do CEJA esteve visitando a Unidade Descentralizada de Canela Gaúcha, interior do município de São Miguel do Oeste. A turma iniciou no Ensino Fundamental e após concluírem essa etapa passaram a frequentar o Ensino Médio por Oficinas. No mês de setembro a turma concluíra o Ensino Médio.



CEJA COORDENARÁ PROJOVEM URBANO EM SÃO MIGUEL DO OESTE


Equipe do CEJA representada pela Diretora do CEJA Rosilene Demarco Sbeghen, pela Assistente de Educação Nelise Vacarin e pela Assistente Técnica Pedagógica Janete Palú participaram de 22 a 24 de março de capacitação do PROJOVEM URBANO em Florianópolis.

A capacitação foi realizada pela FUNDAR- FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO. Estiveram presentes no evento a equipe da GEREJ- Gerencia de Educação de Jovens e Adultos que no Estado de Santa Catarina que serão o ente executor do programa, 09 CEJAS que serão núcleos do PROJOVEM e municípios de Santa Catarina com mais de 100 mil habitantes , além de alguns municípios de São Paulo que já trabalham com a modalidade há mais tempo.

Na Regional de São Miguel do Oeste será desenvolvido pela Gerencia Regional de Educação e coordenado pelo CEJA - Centro de Educação de Jovens e Adultos.
O PROJOVEM URBANO atenderá jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e ainda não concluíram o Ensino Fundamental. O programa proporciona a conclusão do ensino fundamental (8ª série), uma qualificação profissional e aulas de informática.
Os alunos matriculados e cursando frequentemente as aulas, receberão um benefício no valor de R$ 100,00 por mês.

Para fazer a inscrição basta levar uma cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, histórico escolar (se tiver) e comprovante de residência. Alunos que não possuem o histórico escolar poderão fazer uma prova de proeficiência para poderem ingressar no programa.


As pré-matrículas serão realizadas no CEJA de São Miguel do Oeste.




AULA DE LEITURA

Aconteceu ontem mais um momento de Leitura. O texto para reflexão foi contribuição da Professora Bernardete Dill.

NÃO PASSE EM BRANCO...

Melhore o mundo com seu trabalho;
Crie algo de novo; Solte as suas idéias;
Desenvolva seus talentos;
Participe ativamente da vida;
Deixe marcas de bondade;
Livre-se urgentemente da apatia;
Tire da sua mente o pessimismo e a indiferença;


Não se deixe vence vencer pelas dificuldades;
Elas sempre existirão;
Supere um medo por dia e verás que depois de uma semana, nunca existiram;
Levante a cabeça,Coragem;
Vá em frente; Sempre sobram algumas pedras para a reconstrução;
Não entregue os pontos facilmente;
Nada pior que o desânimo e a falta de coragem;
A vitória pertence aos que lutam com tenacidade;
Quanto maiores foram as dificuldades,
Tanto maior será o seu valor;
O segredo do êxito consiste em acreditar nas próprias forças;
Na certeza de obter o sucesso pleno;
Acredite mais em você mesmo,
Na sua capacidade e naquilo que vai fazer;
Tente ainda viver com alegria,
Talvez este seja o maior segredo!
No fundo todos somos responsáveis únicos:
POR AQUILO QUE REALIZAMOS: SEJA PROTAGONISTA DE SUA VIDA!

segunda-feira, 19 de março de 2012

FECAR-FESTIVAL ESTUDANTIL DA CANÇÃO REGIONAL


ESTÃO ABERTAS ATÉ O DIA 30 DE MARÇO AS INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL ESTUDANTIL DA CANÇÃO REGIONAL . OS ALUNOS DO CEJA PODERÃO SE INSCREVER NA CATEGORIA LIVRE. O CANDIDATO SELECIONADO REPRESENTARÁ A ESCOLA NA FASE MUNICIPAL E REGIONAL DO FESTIVAL DA CANÇÃO.



22 DE MARÇO- DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A ÁGUA DO MUNDO

de Leo Jaime.


Vou correndo, como se isso me fizesse escapar dos pingos da chuva que se inicia. Menos tempo na chuva, pode ser ilusório, mas tenho a impressão de que ficarei menos molhado, de que chegarei menos ensopado. Com o canto do olho observo o senhor que com a mangueira termina de limpar a calçada, mesmo sabendo que a chuva há de modificar todo o cenário nos próximos instantes. Ou vai trazer de volta toda a sujeira que ele está tirando ou vai lavar outra vez o que ele acabou de lavar.

A água que cai do céu cai purinha, purinha, é o que penso enquanto corro dela. A água que cai do céu. Lembro-me do livro da Camille Paglia em que ela afirmava, ou pelo menos foi o que me recordo de ter dali subtraído, que o homem havia optado por viver em grupo por temor aos fenômenos naturais: chuvas, clima, terremotos etc. Foi preciso se unir contra as forças da natureza. As forças amorais na natureza. Quando passa um furacão levando tudo, bons ou os maus, estão todos ameaçados. Quando chove muito e tudo começa a inundar, anjos e demônios poderão estar, em breve, igualmente submersos. Quando a água falta, senhores e escravos morrem da mesma sede. Há forças mais poderosas que a maldade humana.

Os destinos turísticos são, em sua maioria, lugares interessantes por causa da água. Praias, lagos, rios, cachoeiras: somos naturalmente atraídos pela água. A simples vista para o mar ou rio já torna um ambiente mais interessante. Parece óbvio o que digo mas se levarmos em conta que grande parte do planeta é tomado por água isso passa a ser, sim, digno de nota: vivemos em meio a tanta água e ainda somos tão fascinados por ela! Nosso organismo é também, em sua maior porção, água. Somos água, viemos da água, para a água voltaremos e, enquanto tivermos como aproveitar a vida, queremos fazê-lo perto de alguma fonte de água límpida, na beira de um rio ou mar. Navegando, que seja. Queremos água.

Vivemos, porém, sob o alerta de que a água pode acabar. É preciso economizar. Parece absurdo pois a água é absolutamente indestrutível! Se você toca fogo ela vira fumaça e depois volta a ser água, se congela ela derrete e volta a ser água, seja lá o que se faça com ela, a água volta a ser água depois de um tempo, pura e cristalina. E na mesma quantidade! Pois é. Mas pode voltar salgada. Sabe lá o que é morrer de sede em frente ao mar? O prejuízo maior que a água pode sofrer é a poluição. Uma vez poluída a água pode demorar muitos anos para voltar ao seu estado natural, potável, como os pingos da chuva lá do início.

Volto ao início e ao senhor que tentava varrer uma folha de árvore, pequenina, da porta de seu prédio, segundos antes da chuva começar. Quantos litros de água pura ele desperdiçava naquela tarefa imbecil? Não seria mais fácil varrer a folhinha ou pegá-la com a mão? Aquela água correria para o bueiro e se juntaria ao esgoto cheio de substâncias químicas e de lá iria parar sabe-se lá onde, mas, poluída, demoraria um tempo enorme para voltar para o reservatório d'água da cidade. Este tempo é que pode ser o suficiente para uma cidade entrar em caos por não ter o que beber. A água não vai "acabar" nunca, mas talvez, um dia, não possamos usufruir dela onde e como gostaríamos. Talvez as grandes desgraças naturais não nos metam tanto medo porque o que nos vai derrotar mesmo sejam as folhinhas nas calçadas. Aguadas de estupidez.
*Texto sugerido pela Assessora Pedagógica Cristiane Pagliochi

PAINEL LEMBRANDO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

quarta-feira, 14 de março de 2012

NAES DE GUARACIABA

O NAES- Núcleo Avançado de Ensino Supletivo de Guaraciaba também é uma Unidade Descentralizada do CEJA de São Miguel do Oeste.
A coordenadora do NAES é a professora Tânia Hoelscher, cedida pela Prefeitura Municipal. A Prefeitura também cede o espaço físico e dá condições para a oferta da EJA no município. Os professores se deslocam do CEJA até o NAES. Atualmente o NAES oferta a Alfabetização/Nivelamento, o Ensino Fundamental por Oficinas e o Ensino Médio por Oficinas. No segundo semestre o NAES ofertará o Ensino Presencial.



TURMA DO ENSINO MÉDIO POR OFICINAS

TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL POR OFICINAS






segunda-feira, 12 de março de 2012

VISITAS ÀS UNIDADES DESCENTRALIZADAS- LINHA VORÁ -DESCANSO


Na comunidade de Linha Vorá, interior do município de Descanso o CEJA atende duas turmas , uma de Ensino Fundamental por Oficinas e outra de Ensino Médio por Oficinas. As aulas acontecem no salão comunitário e em uma sala anexa. Destacamos a parceria da Prefeitura Municipal de Descanso que faz o transporte dos professores que se deslcoam até a comunidade.


TURMA DO ENSINO MÉDIO


TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL

As aulas acontecem nas segundas-feiras no período noturno.

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

Amanhã dia 13 de março acontece mais uma aula de leitura.

Vejam a sugestão dos textos:


EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo - e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama.
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.
E já que vou, levo um jornal... Tchau!
Viva a vida com bom humor!!!

Luís Fernando Veríssimo

Os textos são uma contribuição da Professora de Arte Aline Bonamigo.

Momento de Leitura


“Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?

No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".”

Luís Fernando Veríssimo

sexta-feira, 9 de março de 2012

HOMENAGEM ÀS MULHERES

Aconteceu na noite de 08 de março, DIA INTERNACIONAL DA MULHER, uma homenagem à todas as mulheres, alunas, professoras e funcionárias do CEJA. O professor Antonio Marcio Silva Aretz, graduado em Artes Cênicas, declamou duas poesias e proferiu uma mensagem em homenagem à data.







quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Para refletirmos no DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

O MULHERÃO

Peça para um homem descrever um mulherão. Ele imediatamente vai falar do tamanho dos seios,na medida da cintura,no volume dos lábios,nas pernas,bumbum e cor dos olhos.Ou vai dizer que mulherão tem que ser loira,1,80m,siliconada,sorriso colgate.Mulherões,dentro deste conceito,não existem muitas:Vera Fischer,Leticia Spiller,Malu Mader,Adriane Galisteu,Lumas e Brunas.Agora pergunte para uma mulher o que ela considera um mulherão e você vai descobrir que tem uma a cada esquina.

Mulherão é aquela que pega dois ônibus por dia para ir ao trabalho e mais dois para voltar,e quando chega em casa encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.Mulherão é aquela que vai de madrugada para a fila garantir matricula na escola e aquela aposentada que passa horas em pé na fila do banco para buscar uma pensão de 100 Reais.
Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda a sexta, e uma família todos os dias da semana.Mulherão é quem volta do supermercado segurando várias sacolas depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento.Mulherão é aquela que se depila, que passa cremes, que se maquia, que faz dieta,que malha,que usa salto alto, meia-calça,ajeita o cabelo e se perfuma,mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista.Mulherão é quem leva os filhos na escola,busca os filhos na escola,leva os filhos para a natação,busca os filhos na natação,leva os filhos para a cama,conta histórias,dá um beijo e apaga a luz.Mulherão é aquela mãe de adolescente que não dorme enquanto ele não chega, e que de manhã bem cedo já está de pé, esquentando o leite.
Mulherão é quem leciona em troca de um salário mínimo,é quem faz serviços voluntários,é quem colhe uva,é quem opera pacientes,é quem lava roupa pra fora,é quem bota a mesa,cozinha o feijão e à tarde trabalha atrás de um balcão.Mulherão é quem cria filhos sozinha, quem dá expediente de oito horas e enfrenta menopausa,TPM,menstruação.Mulherão é quem arruma os armários, coloca flores nos vasos,fecha a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantém a geladeira cheia e os cinzeiros vazios.Mulherão é quem sabe onde cada coisa está, o que cada filho sente e qual o melhor remédio pra azia.

LUMAS,BRUNAS,CARLAS,LUANAS E SHEILAS:Mulheres nota dez no quisito lindas de morrer, mas MULHERÃO É QUEM MATA UM LEÃO POR DIA

Martha Medeiros

quarta-feira, 7 de março de 2012

UNIDADE DESCENTRALIZADA DE BANDEIRANTE


Em Bandeirante o CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos também possui uma turma de Ensino Médio por Oficinas que frequenta as aulas em uma sala da EEB HELIO WASUM. Os alunos estão frequentando as disciplinas de Matemática e Inglês. A turma estará terminando o Ensino Médio em julho desse ano.

TURMA DE ENSINO MÉDIO POR OFICINAS- UNIDADE DESCENTRALIZADA DE BANDEIRANTE.

UNIDADE DESCENTRALIZADA DE DESCENTRALIZADA DE DESCANSO



No dia 06 de março, a direção do CEJA juntamente com a equipe pedagógica estiveram visitando as turmas na Unidade Descentralizada de Descanso. As aulas acontecem na EEB. Everardo Backheuser, que cede o espaço físico. A prefeitura de Descanso é parceira no projeto de Educação de Jovens e Adultos fazendo o transporte dos professores do CEJA que se deslocam até o município de Descanso. No local estão em funcionamento 01 turma de Ensino Fundamental e 02 turmas de Ensino Médio por Oficinas.

TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL POR OFICINAS


TURMA DO ENSINO MÉDIO POR OFICINAS-TURMA 01


TURMA DE ENSINO MÉDIO POR OFICINAS-TURMA 02

terça-feira, 6 de março de 2012

08 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Histórico

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.


Painel confeccionado pela Assessora Cristiane Pagliochi em homenagem ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER (GIZ PASTEL).




FELIZ DIA DA MULHER A TODAS AS MULHERES, ESPECIALMENTE ÀS ALUNAS, PROFESSORAS E FUNCIONÁRIAS DO CEJA DE SÃO MIGUEL DO OESTE!

CEJA PROMOVERÁ VIAGEM DE ESTUDOS PARA SANTO ÂNGELO E SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

O CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos de São Miguel do Oeste promoverá no dia 19 de maio uma VIAGEM DE ESTUDOS para Santo Angelo e São Miguel das Missões. O objetivo é aprofundar os conteúdos estudados em sala de aula.

As ruínas remanescentes das Missões foram declaradas Patrimônio Histórico da Humanidade, pela UNESCO, formando hoje a base do chamado Circuito Internacional das Missões.

A saída está prevista para às 03:00 horas de sábado dia 19/05 com destino a Santo Ângelo. De manhã será visita a cidade de Santo Angelo, o museu da Coluna Prestes e demais pontos turísticos.

Pela parte da tarde serão visitadas as Ruínas de São Miguel das Missões. À noite os participantes assistirão ao Show de Som e Luzes e posteriormente retornarão a São Miguel do Oeste.

A viagem terá um custo de R$80,00.Interessados deverão entrar em contato com o CEJA através do telefone 49-36226559.




A LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Iniciou ontem o projeto: A LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS no CEJA de São Miguel do Oeste e Unidades Descentralizadas. O texto foi contribuição da Analista em Gestão Educacional Giovane Fátima Deffaci.

A FABULA DO REI E SUAS 4 ESPOSAS

Era uma vez... Um rei que tinha 4 esposas.
Ele amava a 4ª esposa demais, e vivia dando-lhe lindos presentes, jóias e roupas caras. Ele dava-lhe de tudo e sempre do melhor.
Ele também amava muito sua 3ª esposa e gostava de exibi-la aos reinados vizinhos.
Contudo, ele tinha medo que um dia, ela o deixasse por outro rei.
Ele também amava sua 2ª esposa.
Ela era sua confidente e estava sempre pronta para ele, com amabilidade e paciência. Sempre que o rei tinha que enfrentar um problema, ele confiava nela para atravessar esses tempos de dificuldade.
A 1ª esposa era uma parceira muito leal e fazia tudo que estava ao seu alcance para manter o rei muito rico e poderoso, ele e o reino.
Mas, ele não amava a 1ª esposa, e apesar dela o amar profundamente, ele mal tomava conhecimento dela.
Um dia, o rei caiu doente e percebeu que seu fim estava próximo.
Ele pensou em toda a luxúria da sua vida e ponderou:

É, agora eu tenho 4 esposas comigo, mas quando eu morrer, com quantas poderei contar?
Então, ele perguntou à 4ª esposa:

Eu te amei tanto, querida, te cobri das mais finas roupas e jóias. Mostrei o quanto eu te amava cuidando bem de você. Agora que eu estou morrendo, você é capaz de morrer comigo, para não me deixar sozinho?
De jeito nenhum! respondeu a 4ª esposa, e saiu do quarto sem sequer olhar para trás.
A resposta que ela deu, cortou o coração do rei como se fosse uma faca afiada.
Tristemente, o rei então perguntou para a 3ª esposa:

Eu também te amei tanto a vida inteira. Agora que eu estou morrendo, você é capaz de morrer comigo, para não me deixar sozinho?
Não!!! respondeu a 3ª esposa.
A vida é boa demais!!! Quando você morrer, eu vou é casar de novo.
O coração do rei sangrou e gelou de tanta dor.
Ele perguntou então à 2ª esposa:

Eu sempre recorri a você quando precisei de ajuda, e você sempre esteve ao meu lado. Quando eu morrer, você será capaz de morrer comigo, para me fazer companhia?
Sinto muito, mas desta vez eu não posso fazer o que você me pede! respondeu a 2ª esposa.
O máximo que eu posso fazer é enterrar você!
Essa resposta veio como um trovão na cabeça do rei, e mais uma vez ele ficou arrasado.
Daí, então, uma voz se fez ouvir:

Eu partirei com você e o seguirei por onde você for... O rei levantou os olhos e lá estava a sua 1ª esposa, tão magrinha, tão mal nutrida, tão sofrida...
Com o coração partido, o rei falou:

Eu deveria ter cuidado muito melhor de você enquanto eu ainda podia...

Na verdade, todos nós temos 4 esposas nas nossas vidas...
Nossa 4ª esposa é o nosso corpo.
Apesar de todos os esforços que fazemos para mantê-lo saudável e bonito, ele nos deixará quando morrermos...
Nossa 3ª esposa são as nossas posses, as nossas propriedades, as nossas riquezas. Quando morremos, tudo isso vai para os outros.
Nossa 2ª esposa são nossa família e nossos amigos. Apesar de nos amarem muito e estarem sempre nos apoiando, o máximo que eles podem fazer é nos enterrar...
E nossa 1ª esposa é a nossa ALMA, muitas vezes deixada de lado por perseguirmos, durante a vida toda, a Riqueza, o Poder e os Prazeres do nosso Ego...
Apesar de tudo, nossa Alma é a única coisa que sempre irá conosco, não importa aonde formos. Então...

Cultive...
Fortaleça...

Bendiga...

Enobreça... sua Alma agora!!!

É o maior presente que você pode dar ao mundo...
e a si mesmo. Deixe-a brilhar!!!

Giovane Defacci- Analista Técnica em Gestão Educacional

DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA VISITAM AS UNIDADES DESCENTRALIZADAS ATENDIDAS PELO CEJA

A direção do CEJA e a equipe pedagógica iniciaram ontem, dia 05 de março as visitas nas unidades descentralizada atendidas pela escola. No município de Paraíso existem duas turmas atendidas, uma do Ensino Fundamental e também uma do Ensino Médio por Oficinas. Nesses locais ao invés do aluno se deslocar até o CEJA quem se desloca é o professor, uma parceria entre estado e município. Nesse município as aulas acontecem no período noturno e o espaço físico é cedido pela EEB Adolfo Silveira.
TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL POR OFICINAS- UD DE PARAÍSO
TURMA DO ENSINO MÉDIO POR OFICINAS- UD DE PARAÍSO

PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO CEJA EM 2012

Em 2012 o CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos conta com aproximadamete 34 professores e funcionários.
EQUIPE DO CEJA/SMOESTE EM 2012.

CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos de São Miguel do Oeste assina termos de compromisso com prefeituras da região.

O CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos através da direção da escola está realizando visitas às prefeituras da região para assinatura dos termos de compromisso com as mesmas em relação às unidades descentralizadas. Serão assinados termos com as prefeituras de Guaraciaba, Barra Bonita, Descanso e Paraíso.
Assinatura do termo de compromisso no município de Descanso.

quinta-feira, 1 de março de 2012

PROJETO: A LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Desde 2008 o CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos de São Miguel do Oeste tem trabalhado o projeto "A LEITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS".

Os objetivos são:

• Criar um momento de leitura na escola.

• Refletir sobre a importância da leitura e a escrita, nas várias disciplinas no contexto da EJA.

• Possibilitar a transformação de práticas docentes relativas à leitura e à escrita em sala de aula.

O projeto acontece uma vez na semana, da seguinte forma:

• Será de 30 minutos por semana • Leitura de um texto pelo professor

• Reflexão sobre o texto • Leitura de materiais diversos

• Socialização O cronograma de leitura para o primeiro semestre ficou assim definido:

05/03 2ª FEIRA 1ª AULA Giovane
13/03 3ª FEIRA 1ª AULA Aline
21/03 4ª FEIRA 1ª AULA Antonio
29/03 5ª FEIRA 1ª AULA Bernardete
13/04 6ª FEIRA 1ª AULA Cleusa
16/04 2ª FEIRA 2ª AULA Cristiane
24/04 3ª FEIRA 2ª AULA Dalva
02/05 4ª FEIRA 2ª AULA Daniel
10/05 5ª FEIRA 2ª AULA Daniela
18/05 6ª FEIRA 2ª AULA Eliana Vergani
22/05 3ª FEIRA 3ª AULA Eliane Vetorazzi
28/05 2ª FEIRA 4ª AULA Eloi
05/06 3ª FEIRA 4ª AULA Ionara
13/06 4ª FEIRA 4ª AULA Janete
21/06 5ª FEIRA 4ª AULA Joltir
29/06 6ª FEIRA 4ª AULA Tuni
02/07 2ª FEIRA 1ª AULA Menegotto
10/07 3ª FEIRA 2ª AULA Joseane

“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”.
Carlos Drummond de Andrade
BOA LEITURA A TODOS!