terça-feira, 30 de abril de 2013


CEJA provome curso de Informática Básica

O CEJA de São Miguel do Oeste, promove Curso de Informática Básica, para alunos e para a comunidade externa. O curso é totalmente gratuíto, e ofereçe noções de Introdução a Informática e ao Computador, História da Informática, Conceitos Básicos dos Sistemas Operacionais Linux e Windows, Microsoft Office Word, LibreOffice, Noções sobre Internet, Browsers e Segurança na Internet, e Comunicação pela internet, sendo ministrado pela professora da Sala Informatizada Juliana Carollo.
A Maioria dos alunos nunca haviam trabalhado com o computador e estão maravilhados com as possíbilidades oportunizadas pela Informática e pelas Tecnologias.



Formandos CEJA 2013

O CEJA estará realizando formatura de alunos do Ensino Médio em 02 Unidades Descentralizadas no mês de Maio. A primeira será da turma de Barra Bonita,no dia 04, as 19 horas, no Clube Independente.
A segunda formatura acontecerá em Descanso,no CTG local , no mesmo horário, contando com 02 turmas de formandos. A solenidade contemplará celebração religiosa , entrega de certificados e jantar. Estarão presentes como convidados, os Professores, Funcionários e Direção do CEJA, Representantes das entidades locais e outras Autoridades, bem como Familiares dos formandos.
As turmas de EJA são compostas por alunos de diferentes idades e é muito gratificante para nós professores contar com a presença especial de alguns com uma maior experiência de vida como è o caso de Dona Lúcia Nicolodi Oliveira,de Barra Bonita, com 65 anos e com muita disposição em atualizar seus conhecimentos junto a escola.
Queremos parabenizar a todos por esta conquista e deixar o nosso apoio e incentivo a eles para que continuem, a partir deste momento, novas oportunidades de estudo e aperfeiçoamento.

Formandos de Barra Bonita
 
 
Formandos de Descanso
 


quinta-feira, 25 de abril de 2013

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ALFABETIZADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

 A coordenação do Programa Brasil Santa Catarina Alfabetizada promoveu o primeiro encontro de formação continuada com os professores alfabetizadores do programa no dia 22 de abril de 2013, tendo como local o laboratório de informática do CEJA. O encontro teve início às 18h45min e contou com a presença da diretora da escola, Rosilene Demarco Sbeghen, que recepcionou a todos e pronunciou sobre a importância do programa de alfabetização de adultos e idosos, também ressaltou o comprometimento e a dedicação da equipe de trabalho que estará conduzindo as atividades neste ano.
A coordenadora Clecir Terezinha Zacchi declamou uma poesia destacando reflexões da vida moderna e depois conduziu uma dinâmica de apresentação que poderá ser utilizada pelos professores em sala de aula. As coordenadoras Giovana Fatima Deffaci e Marli Terezinha Caus de Luca repassaram orientações gerais em relação ao preenchimento da documentação e apresentaram um breve relatório de cada turma visitada, enfatizando os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas por cada alfabetizador.
Foram destaques até o momento, as turmas localizadas em Linha Campinas – Descanso, Linha Hervalzinho - Descanso, Bairro Sagrado Coração de Jesus – São Miguel do Oeste, e na sede do CEJA, com alfabetizadores e alunos  assíduos e participativos.
“Os encontros de formação continuada são momentos importantes em que conhecimentos e sugestões são compartilhados e o trabalho aperfeiçoado”, destacou a coordenadora Giovana.

 

CONAE II/2014.

   Será realizado,em fevereiro de 2014,no Distrito Federal, a 2ª Conferência Nacional de Educação.
Estamos num momento especial e democrático,no qual os diferentes segmentos,setores e profissionais contam com a oportunidade de participar das discussões de novas perspectivas para a Educação Nacional.
O CEJA SMOeste aproveita este espaço importante e contará com a participação de toda a comunidade escolar,neste dia 24 de Abril,DIA DO CONAE NA ESOLA,para conhecer,discutir e refletir sobre o Documento Referência e também propor novos caminhos para a Educação Brasileira.
O trabalho neste dia será organizado de forma que ,no momento inicial,todos acompanhem a apresentação e objetivos do CONAE e em seguida grupos diversos discutem os 07 eixos,tendo a oportunidade de manter ou modificar as proposições apresentadas no Documento.
Para finalizar,se fará a socialização das discussões,em plenária,reunindo todos os grupos presentes.
Contamos com sua presença e contribuição neste trabalho,as 18:30,no CEJA.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Conselho de Classe, CEJA de São Miguel do Oeste.

 O conselho de classe é uma oportunidade de reunir os docentes das diversas áreas com o objetivo de analisar os processos de ensino e aprendizagem sob várias perspectivas, favorecendo a socialização do currículo, da metodologia e o sistema de avaliação a ser adotado.Não é função do conselho julgar o comportamento do aluno mas compreender a relação que ele desenvolve com o conhecimento e como gerencia a vida escolar para, quando necessário,propor as intervenções adequadas.
O CEJA de São Miguel do Oeste realizou nas turmas do presencial, de 15 a 22 do corrente , o pré- conselho , onde os alunos e a equipe pedagógica se reúnem e avaliam o primeiro bimestre em todos os aspectos, bem como apontam sugestões para o próximo.
O conselho de classe do primeiro bimestre, nesta Unidade Escolar, acontece no dia 23/04,no período noturno. Será participativo, com a presença de 02 representantes de cada turma, professores,equipe pedagógica e direção.
É um momento de grande responsabilidade pois já no final do próximo bimestre, em julho,encerram as fases e os alunos aprovados renovam suas matrículas para mais uma etapa de aprendizagem.
Somos parte de constantes processos de inovações, por isso a necessidade de conquistar cada vez mais a presença dos alunos no ambiente escolar colaborando para uma formação mais ampla.
O CEJA agradece aos alunos e professores pela participação e colaboração nos depoimentos e sugestões para a melhoria s na instituição.
São Miguel do Oeste, 23/04/2013.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

CEJA REALIZA MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO VERDADEIRO DA PÁSCOA.


Na noite do dia 27 de março o CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos de São Miguel do Oeste recebeu o Prof. Cláudio Barp que realizou uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.

Participaram as turmas de Ensino Presencial Noturno. Os alunos tiveram a oportunidade de repensarem seus valores em meio a correria do dia a dia, avaliar o que realmente é importante em nossas vidas, de perceber a dimensão espiritual e sua importância .

Em sua fala o Prof. Cláudio falou também sobre a Páscoa Cristã. Relatou um pouco da história de Jesus Cristo e o contexto histórico por ele vivido e realizou comparações com a sociedade atual.

No final os alunos assistiram a mensagem “AMIGOS PELA FÉ” e desejaram uns aos outros uma “FELIZ PÁSCOA”. 








INÍCIO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA BRASIL SANTA CATARINA ALFABETIZADA


O Programa Brasil Santa Catarina Alfabetizada tem o objetivo de contribuir para a universalização do Ensino Fundamental, promovendo apoio a ações de alfabetização de jovens adultos e idosos.  Na região de abrangência do CEJA de São Miguel do Oeste foram  abertas 13 turmas, sendo 03 na cidade de Guaraciaba, 03 na cidade de Descanso e 07 turmas em São Miguel do Oeste  que    iniciaram suas atividades didáticas no dia 04 de março de 2013.  

As coordenadoras do programa Brasil Santa Catarina Alfabetizada,  Giovana Deffaci e Marli de Luca, e  a assessora pedagógica do CEJA, Iris Wronski,  realizaram visitas de acompanhamento das turmas entre os dias 25 e 27 de março. De acordo com a coordenadora, Giovana Deffaci, “ as visitas  são momentos importantes em que verificamos a real situação de cada turma, conhecemos os alunos e conversamos com eles sobre suas expectativas em relação às aulas, assim como ouvimos suas histórias de vida e repassamos as orientações sobre o funcionamento do programa de alfabetização de adultos e idosos.”

Foram visitadas  as  turmas em exercício  no  Bairro São Jorge, Bairro Trevo e CAIC em São Miguel do Oeste  e Linha Hervalzinho – Descanso. 


Turma Bairro São Jorge- Prof. Maria Doraci
Turmas do CEJA- Sede
Turma Descanso- Prof Luciana
Turma Daniela- Linha Hervalzinho- Descanso
Turma CAIC- Professora Teresa