quarta-feira, 30 de abril de 2014

TEATRO NA ESCOLA

   Os alunos da terceira fase do Ensino Médio, coordenados pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Sandra Malmann, apresentaram na noite de 29 de abril o teatro baseado na obra "Inocência" de Visconde de Taunay. 
   Os principais personagens da obra são:
• Inocência, moça sertaneja simples, carinhosa, meiga e bela. Está prometida a se casar com um homem (Manecão) escolhido pelo pai (Pereira), embora seja apaixonada por Cirino.
• Pereira, homem com comportamento rude e autoritário, conservador de costumes e morais das quais utiliza através de sua vida como sociedade patriarcal; pai de Inocência.
• Cirino, moço de bom caráter que, caminhando pelo sertão, passava-se por médico utilizando seus conhecimentos farmacêuticos para ajudar as doenças das pessoas.
• Tico, figura que lembra o Quasímodo de Victor Hugo, é um anão mudo que vigia Inocência e relata a Pereira seu romance com Cirino.
• Meyer, naturalista alemão que embarca no Brasil para conhecer novas espécies de insetos; hospedando-se na casa de Pereira porque trazia consigo uma carta de Chiquinho, desperta insegurança no anfitrião quando elogia Inocência.
• Manecão, negociante de gado que, viajando, arrumava os papéis do seu casamento arranjado com Inocência.
Foi um importante momento onde por meio do teatro os alunos puderam conhecer essa importante obra da literatura brasileira.
















quarta-feira, 23 de abril de 2014

terça-feira, 22 de abril de 2014

REFLEXÃO SOBRE A PÁSCOA

PÁSCOA É...
Páscoa é ser capaz de mudar, É partilhar a vida na esperança, É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
Páscoa é dizer sim ao amor e à vida, É investir na fraternidade, É lutar por um mundo melhor, 
É vivenciar a solidariedade.
Páscoa é ajudar mais gente a ser gente, É viver em constante libertação, É crer na vida que vencer à morte.
Páscoa é renascimento, é recomeço, É uma nova chance pra gente melhorar as coisas que não gostamos em nós. 
Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho e vermos Que hoje somos melhores do que fomos ontem.
Feliz Páscoa!!!







segunda-feira, 14 de abril de 2014

Iniciação das Aulas de Xadrez

    Com objetivo de estimular a autoestima, o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática, socializando um esporte que, até bem pouco tempo, era exclusividade de alguns grupos a professora Iracema Schneiders deu iniciação as aulas de Xadrez.
















CINEMA NA ESCOLA

     Na primeira semana do mês de abril, a turma de Biologia – presencial por disciplina, com a professora Michele Magrini, teve uma aula diferenciada - cinema na escola - onde assistiram o filme Capitão Phillips e puderam dialogar e interagir assuntos como transporte marítimo, programa alimentar mundial, pirataria na região da Somália, presença militar em espaços ameaçados pela pirataria, o perfil dos piratas, assistência humanitária, a pesca ilegal, lixo tóxico, entre outros. 
     Essa atividade foi de grande receptividade por parte dos alunos, que posteriormente ao diálogo em grupo realizaram diversas atividades, onde o ponto culminante foi a construção de uma atividade coletiva que segue a seguir:

Filme: O Capitão Philips
  O povo pobre, mastigando a erva, à procura de melhores dias, o capitão, o rosário arrebentado, o navio atracado pronto para partir para o oceano.
  A família longe... e o navio parte... trabalhadores, mandados, nervos a flor da pele, ameaça, discussões, violência, medo, desespero, cinco graus a este bordo, lá vem a lancha outra vez, invasão pirata, comandante aflito.
  A droga rola para manter o temperamento agressivo, matar a fome.
  Noventa e seis era o número do navio anti piratas, procurando o perigo, caçando piratas, para prender? Apenas pescadores, pobres pescadores, jovens, adolescentes sem experiência do crime.
  Pânico abordo do bote alabama, negociações não feitas.
  Eu sempre quis ir à América, para Nova York comprar carros, dizia o rapaz desesperado com a mão ferida, sangrando, e o medo tomando conta, é quase o fim, estão sem saída, mas, não desistem.
  O medo de morrer, ou de ter que matar, descontrola a tripulação do bote.
  Homens armados, amados não, tudo gira, roda em torno do money, independente da vida, tudo fica bem, tá tudo bom, dizia o sonhador pescador, sem chance de vida boa mas sonhando com a América, pobre sonho...
  A vida não vale nada diante do dinheiro dos poucos donos do mundo.
  Diante de um arsenal de armas é fácil apagar quatro vidas indefesas, só sobrevive um indefeso sonhador... apenas um sonhador até quando?

  Vai ficar tudo bem... O mar, os navios...tudo acabou bem para quem tem...

PLANTE


PLANO ANUAL DO TRABALHO ESCOLAR - PLANTE 2014


"Caminhos para  melhorar as relações humanas frente às 
transformações sociais".



                                             
                     CEJA - PLANTE 2014

Nick Vujicic


NÃO TEM COMO NÃO SE EMOCIONAR!



E VOCÊ, VAI RECLAMAR DO QUE?!

REUNIÃO PEDAGÓGICA - EIXO NORTEADOR

Trabalho realizado no sábado dia 12 de abril voltado ao Eixo Norteado 2014 que tem como subtema nesse bimestre "A valorização do eu".

                                                    ON OU OFF - DE QUE LADO VOCÊ ESTA?



















sexta-feira, 11 de abril de 2014

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD EJA





08 DE ABRIL
REUNIÃO PEDAGÓGICA ADMINISTRATIVA E ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD EJA.









Adicionar legenda

terça-feira, 8 de abril de 2014

VISITAS DE ACOMPANHAMENTO


UNIDADE DESCENTRALIZADA DE LINHA OURO VERDE- GUARACIABA

        Em 2014 a Educação de Jovens e Adultos também foi ofertada em uma comunidade no interior do município de Guaraciaba chamada Linha Ouro Verde. As aulas acontecem nas dependências da Escola Estadual que oferece o espaço físico. Os alunos estão cursando o Ensino Médio.


Turma de Guaraciaba


UNIDADE DESCENTRALIZADA BELMONTE

    Em Belmonte o CEJA oferta a Educação de Jovens e Adultos à uma turma de Ensino Médio. A prefeitura também é parceira, ofertando o transporte para o professor. A Secretaria Municipal de Educação também cede o espaço físico, as aulas acontecem em uma sala da escola municipal.

Turma de Belmonte


UNIDADE DESCENTRALIZADA DE LINHA VORÁ - DESCANSO

       Em Linha Vorá- Descanso, o CEJA atende à uma turma de Ensino Fundamental. Toda segunda-feira à noite o professor se desloca de São Miguel do Oeste até a Linha Vorá para atender a turma formada predominantemente por agricultores. A prefeitura de Descanso realiza o transporte do professor e o espaço físico foi organizado pela própria comunidade em uma sala anexa ao Salão Comunitário.

Turma de Descanso




UNIDADE DESCENTRALIZADA DE BARRA BONITA
     No município de Barra Bonita o CEJA atende à uma turma de Ensino Fundamental. As aulas acontecem em espaço físico cedido pela Escola de Educação Básica Cecília Lotin. A prefeitura municipal também realizada o transporte dos professores até a localidade.

Turma de Barra Bonita


UNIDADE DESCENTRALIZADA DE PARAÍSO

O município de Paraíso o CEJA atende à uma turma de Ensino Médio. A oferta da EJA somente é possível devido à parceria entre prefeitura daquela cidade que realiza o transporte do professor, a Escola de Educação Básica Adolfo Silveira que cede o espaço físico e o CEJA-GERED-GEREJ-SED que cedem o professor, material didático, realiza o acompanhamento e é responsável pela expedição da certificação do aluno.
O aluno da turma André Prediger foi destaque na fase estadual da OBMEP no ano de 2013 quando conquistou a medalha de bronze.
Turma de Paraíso

segunda-feira, 7 de abril de 2014

LEITURA E ESCRITURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.




OBJETIVOS GERAIS
• Criar um momento de leitura na escola.
• Refletir sobre a importância da leitura e a escrita, nas várias disciplinas no contexto da EJA.
• Possibilitar a transformação de práticas docentes relativas à leitura e à escrita em sala de aula.
A AULA DE LEITURA
• Será de 30 minutos por semana
• Leitura de um texto pelo professor
• Reflexão sobre o texto
• Leitura de materiais diversos
• Socialização