sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SHOW DE TALENTOS

SHOW DE TALENTOS









De 3 a 7 de novembro, o CEJA promove o SHOW DE TALENTOS 2008. Dias 3, 4 e 5 os calouros participarão da fase classificatória nas dependências da escola. As evoluções artísticas serão com música, dança, teatro e poesia. Este ano, a semifinal e final da música será nas dependências do CLUBE COMERCIAL, nos dias 6 e 7, centro de São Miguel do Oeste.
Poderão participar todos os estudantes que estejam regularmente matriculados no CEJA.
As músicas podem ser de autoria ou de autores com quem o intérprete se identifique.
O evento, nos dias 6 e 7, terá o acompanhamento do " Musical Universo" de Horizontina, que após a grande final, animará o baile de encerramento da programação do Show de Talentos.


terça-feira, 16 de setembro de 2008

CEJA PARTICIPA DE DESFILE CÍVICO


BRASILIDADE E SANTA CATARINA


Brasilidade e Santa Catarina foi o tema apresentado pelo CEJA no desfile de sete de setembro. Abrindo o desfile Anita e Giusepe Garibaldi. "Anita" é considerada heroína de dois mundos, símbolo de SC.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

CEJA NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

SÃO MIGUEL DO OESTE


HISTÓRICO DO CEJA


O CEJA de São Miguel do Oeste, aprovado em 05/12/1995, iniciou suas atividades no dia 08/03/1996 com 1119 alunos.

Esta instituição tem por finalidade promover a Educação Básica para jovens e adultos.

Uma grande história se construiu até aqui. Hoje frequentam o CEJA em torno de 2000 alunos nos diversos projetos. A abrangência do CEJA corresponde a 18 municípios.

Com o Tema “Brasilidade em Santa Catarina” o desfile apresentará Giuseppe e Anita Garibaldi, a Educação, a Agricultura e Pesca, a Indústria e a Literatura em Santa Catarina; com destaque para os autores catarinenses. Encerrar-se-á o desfile com a entrega da flor símbolo de Santa Catarina, a Orquídea.

EDUCAÇÃO
A Educação em Santa Catarina é executada em várias modalidades de ensino. Sendo elas:
Educação Infantil
Ensino Fundamental
EJA – Educação de Jovens e Adultos:

Brasil Afabetizado

NAES

Casas Familiares Rurais

Modularizado

Nivelamento

Educação Especial



Projetos:

Libras

Braille

Ensino Profissionalizante

“Não há saber mais, nem saber menos, mas saberes diferentes”. (Paulo Freire).


PROGRAMA BRASIL SANTA CATARINA ALFABETIZADA

O Programa Brasil Santa Catarina Alfabetizada está direcionado à pessoas que não sabem ler e escrever. Teve início no ano de 2004, contando atualmente com 19 turmas, reunindo 140 estudantes, distribuídos entre os municípios de São Miguel do Oeste, Bandeirantes, Descanso, Barra Bonita, São José do Cedro e Palma Sola.

LITERATURA EM SANTA CATARINA

A Literatura Catarinense reflete a cultura do Estado, citando os costumes e as tradições deste povo, enaltecendo as belezas da terra, a sua colonização, a história e as crenças, o litoral, o planalto e o oeste. Registramos a presença dos escritores da região.


SANTA CATARINA INDUSTRIAL

Santa Catarina possui um importante setor industrial, ocupando posição de destaque no Brasil.
O segmento alimentar é o maior empregador, seguindo-se o de artigos do vestuário e de produtos têxteis. Lidera também a produção de softwares para o segmento de projetos.


AGRICULTURA E PESCA

Santa Catarina destaca-se no cenário nacional pela produção agrícola e pela produção pesqueira.

A agricultura catarinense caracteriza-se pela policultura e predomínio da pequena propriedade sendo que nossos produtos ocupam posição de destaque no cenário nacional como o arroz, feijão, milho, alho, cebola, banana e maçã.


quinta-feira, 11 de setembro de 2008

PARTICIPAÇÃO NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO













-



CONSIDERADO O MELHOR DESFILE ORGANIZADO PELO CEJA DE SÃO MIGUEL DO OESTE, RECEBEU ELOGIOS DA SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE CULTURA PROFª. MARIA LÚCIA WERLANG. A ESCOLA PARTICIPOU COM VARIOS BLOCOS ABORDANDO A CULTURA CATARINENSE, AS VARIAS ETNIAS, A LITERATURA CATARINENSE COM A PARTICIPAÇÃO DE AUTORES MIGUELOESTINOS, ENTRE OS QUAIS ESTAVAM: O PROFº. ELINO DA SILVA E A PROFª. MARILENE SEFRIN. O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA A PARTIR DOS ANOS DA COLONIZAÇÃO ATÉ OS NOSSOS DIAS, A INDUSTRIA E O COMÉRCIO CATARINENSES, DENTRO DO TEMA BRASILIDADE.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ELEIÇÕES DA AFPAC


ELEIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS PROFESSORES E ALUNOS DO CEJA - AFPAC

Durante a semana de 18 a 22 de Agosto aconteram as eleições para a nova diretoria da AFPAC. Apenas uma chapa foi inscrita e aprovada por 95,6 % dos votos. São membros da nova diretoria:

Presidente: Odair Veronese (aluno)
Vice-presidente: Roswita Fritzen (aluna)
Secretaria: GiovaneDefacci (funcionária)
2ª Secretária: Mercedes Martinazzo( aluna)
Tesoureiro: Marco Aurélio Boteleiro Lopes (Funcionário)
2º Tesoureiro: Adair Sarzi (aluno)

Conselho Fiscal

Presidente: Sarita Boff ( diretora )
Representantes dos Professores: Romeu Welter e Dalva Lazaretti
Representantes dos Funcionarios: Nelize Vacarin e Ionara Schenatto
Departamento Social: Vilma Grolli, André Loose e Maria Dorací
Departamento Cultural: Leila dos Santos e Tania Fogassa
Departamento Esportivo: Anderson Pereira e Guilherme Leuze

Desejamos a nova Diretoria da AFPAC muito sucesso.

PALESTRA COM REPRESENTANTES DOS ALCOOLATRAS ANÔNIMOS

ESTUDANTES ASSISTEM PALESTRA COM REPRESENTANTES DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
Aconteceu no Ceja uma palestra com representantes dos Alcoólicos Anônimos. As pessoas que dela participaram, receberam informações de como controlar a vontade de consumir bebidas alcoólicas. O coordenador da palestra, diz que somente a pessoa é quem pode decidir quando é o momento de abandonar o vício, a decisão sempre é pessoal. Para conhecer um pouco mais de si, em relação ao vício do consumo de álcool, existe um questionário de doze perguntas. Conforme ele, se a pessoa responder afirmativamente apenas quatro das doze questões, tem ou poderá ter um sério problema com o alcoolismo.
Está de parabéns a Profª Dalva, pois escolheu um assunto importante e corriqueiro presente na sociedade.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PRENSAGEM DO GIRASSOL PRODUZ BIOCOMBUSTÍVEL

COMO FUNCIONA O BIOCOMBUSTÍVEL

O aluno da disciplina de Biologia, Leomar Pasquetti, expôs na II Mostra de Trabalhos a máquina de prensagem de Girassol. O óleo extraído desta oleoginosa é utilizado no preparo de alimentos, porém o mais interessante, segundo ele, é seu aproveitamento como combustível. O óleo pode ser utilizado sem preparo algum. Filtra-se e é colocado no tanque de qualquer máquina que funcione a óleo diesel, sendo que esta, funciona com a mesma eficiência. Para o melhor funcionamento o óleo passa por um pré-aquecimento na própria máquina, para depois ser injetado no motor provocando a explosão e consequente o funcionamento do motor.

DIRETORA DO CEJA PROFª SARITA BOFF E O ALUNO LEOMAR PASQUETTI

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

SEGUNDA MOSTRA DE TRABALHOS

Segunda Mostra de Trabalhos dos Estudantes do CEJA


Turma de estudantes da UDE de Belmonte visitam a 2ª mostra de trabalhos. Mostraram interesse visitando todas as salas onde havia trabalho exposto. O que mais lhes chamou a atenção foi o trabalho de prensagem do girassol que em seguida era aproveitado como biocombustível. O aluno que fez a explanação reside em São Miguel do Oeste e frequenta o ensino Médio.




TURMA DO MUNICÍPIO DE BELMONTE