segunda-feira, 8 de setembro de 2014

QUANDO A ESCOLA DEIXA MARCAS NA VIDA DAS PESSOAS


  Aristeu Dalmonte, 66 anos, morador de Linha Bela União, município de Belmonte, se formou em 2008, mas nunca deixa de visitar o CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos, para saber notícias de seus professores, conversar com funcionários e a direção e trazer seus escritos, principalmente sobre o meio ambiente.
  Ele relata que estudou na escola primária dos 08 aos 13 anos, em Dois Lajeados, município de Guaporé, no Rio Grande do Sul. Sua família, a exemplo de muitas outras, saiu do estado gaúcho e migrou para Santa Catarina, se fixando em Linha Aparecida, hoje município de Santa Helena. 
   Nos anos de 1967 à 1970 a família ajudou a construir aquela localidade onde o Sr. Aristeu lecionou como professor na escola. Em 1974 a família novamente se mudou, desta vez para a Linha Bela União, onde reside até os dias atuais.
   Voltou a estudar em 2006, quando o CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos de São Miguel do Oeste, implantou por meio das unidades descentralizadas, turmas de EJA em Belmonte. Assim ele pode, depois de muito tempo, retornar aos bancos escolares e cursar o Ensino Fundamental e Médio.
Segundo ele, os professores que trabalharam com essa turma o encorajaram a escrever, e com a experiência da vida aliado ao conhecimento adquirido na escola ele passou a registrar algumas de suas observações. 
  A escola fez a diferença e marcou sua vida, por isso ele quando vem para São Miguel do Oeste, não deixa de visitar o CEJA, o que para nós é motivo de orgulho e satisfação.

Nenhum comentário: