sexta-feira, 22 de maio de 2009

CEJA REATIVA EDUCAÇÃO CARCERÁRIA NA UNIDADE PRISIONAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE

O CEJA-Centro de Educação de Jovens e Adultos, através do diretor Moacir Martello em parceria com a Unidade Prisional Avançada (UPA), representada pelo administrador Ari Antonio de Almeida, Gerencia de Educação, representada pelo gerente Nabor Fernandes Correa e Pastoral Carcerária, representada por Ivanir Giacomelli tem mantido vários contatos para a reativação das turmas de Educação Carcerária no município de São Miguel do Oeste. Segundo o diretor do CEJA o inicio das aulas está previsto para abril.
A Educação Carcerária é uma realidade em vários presídios, unidades prisionais e centros de internação provisória no Brasil e principalmente no estado de Santa Catarina. Em São Miguel do Oeste, há alguns anos atrás o CEJA possuía turmas de alfabetização e nivelamento na Unidade Prisional. Agora o objetivo é ampliar a oferta de escolaridade aos detentos que terão acesso além da alfabetização e nivelamento, também ao Ensino fundamental e ao Ensino Médio.
O objetivo da Educação Carcerária é dar acesso à Educação Formal aos detentos, visando contribuir para a socialização e reintegração social dos mesmos.
Segundo a direção do CEJA, aproximadamente 30 alunos terão a oportunidade de estudar nas turmas ofertas pelo CEJA no interior da Unidade Prisional. Os detentos serão atendidos nas dependências da Unidade Prisional no período diurno.
O CEJA também está em contato com a Secretaria de Estado de Educação para a criação de turmas de nivelamento e Ensino Fundamental no CIP-Centro de Internação Provisória de São José do Cedro.

Nenhum comentário: