segunda-feira, 14 de abril de 2014

CINEMA NA ESCOLA

     Na primeira semana do mês de abril, a turma de Biologia – presencial por disciplina, com a professora Michele Magrini, teve uma aula diferenciada - cinema na escola - onde assistiram o filme Capitão Phillips e puderam dialogar e interagir assuntos como transporte marítimo, programa alimentar mundial, pirataria na região da Somália, presença militar em espaços ameaçados pela pirataria, o perfil dos piratas, assistência humanitária, a pesca ilegal, lixo tóxico, entre outros. 
     Essa atividade foi de grande receptividade por parte dos alunos, que posteriormente ao diálogo em grupo realizaram diversas atividades, onde o ponto culminante foi a construção de uma atividade coletiva que segue a seguir:

Filme: O Capitão Philips
  O povo pobre, mastigando a erva, à procura de melhores dias, o capitão, o rosário arrebentado, o navio atracado pronto para partir para o oceano.
  A família longe... e o navio parte... trabalhadores, mandados, nervos a flor da pele, ameaça, discussões, violência, medo, desespero, cinco graus a este bordo, lá vem a lancha outra vez, invasão pirata, comandante aflito.
  A droga rola para manter o temperamento agressivo, matar a fome.
  Noventa e seis era o número do navio anti piratas, procurando o perigo, caçando piratas, para prender? Apenas pescadores, pobres pescadores, jovens, adolescentes sem experiência do crime.
  Pânico abordo do bote alabama, negociações não feitas.
  Eu sempre quis ir à América, para Nova York comprar carros, dizia o rapaz desesperado com a mão ferida, sangrando, e o medo tomando conta, é quase o fim, estão sem saída, mas, não desistem.
  O medo de morrer, ou de ter que matar, descontrola a tripulação do bote.
  Homens armados, amados não, tudo gira, roda em torno do money, independente da vida, tudo fica bem, tá tudo bom, dizia o sonhador pescador, sem chance de vida boa mas sonhando com a América, pobre sonho...
  A vida não vale nada diante do dinheiro dos poucos donos do mundo.
  Diante de um arsenal de armas é fácil apagar quatro vidas indefesas, só sobrevive um indefeso sonhador... apenas um sonhador até quando?

  Vai ficar tudo bem... O mar, os navios...tudo acabou bem para quem tem...

Nenhum comentário: