Leitura e discussão da página 17 à 49.ABRIL- 04 horas a distância- Até 30 de abril. O quê? Produzir um texto (paper) coletivo por grupo, a partir do estudo realizado em sua unidade escolar, no início do ano letivo, dias 04, 05 e 06 de fevereiro de 2015, sobre a Educação Básica e Formação Integral (p. 17 à 49 da Proposta Curricular de Santa Catarina-PCSC).
GRUPO 01
Texto sobre a PC Santa Catarina/2014
A atualização da Proposta Curricular de Santa
Catarina aconteceu para atender o momento histórico que estamos vivenciando
numa época de globalização que envolve diferentes culturas, etnias, origens,
perante os desafios contemporâneos.
Essa reformulação fez-se necessário, pois a
concepção de sujeito, de escola e de sociedade, o qual, está contemplado na
primeira Proposta Curricular de Santa Catarina já não atende as demandas
sociais atuais.
Conforme a nova Proposta Curricular
2014, p. 20, o processo de atualização da Proposta Curricular orienta-se por
três fios condutores que se colocam como desafios no campo educacional:
1)perspectiva de formação integral,
referenciada numa concepção multidimensional de sujeito; 2) concepção de
percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentária
que ainda predomina na organização curricular e 3) atenção à concepção de
diversidade no reconhecimento das diferentes configurações indenitárias e das
novas modalidades da educação.
A reformulação da nova Proposta Curricular de
Santa Catariana, versão 2014, pode
contar com a participação de diversos profissionais de diferentes áreas do
Conhecimento e divide-se em duas partes:
A primeira parte apresenta o resultado
daquilo que foi discutido sobre Educação Básica e formação integral, apresenta
e aborda conceitos de percurso formativo e diversidade. A segunda parte aborda
as contribuições das áreas do conhecimento e da formação integral.
Desta forma ressalta a importância do desafio
de aproximar a teoria da prática docente. A formação integral tem uma acentuada
importância na educação básica, pois quanto mais integral a formação do sujeito
maior a transformação da sociedade.
Um dos objetivos da nova proposta é discutir
como a escola pode através da educação integral contribuir para essa
transformação historicamente buscada por homens e mulheres. Neste contexto,
vale repensar a estruturação do trabalho pedagógico, pois o currículo escolar
deve estar pautado na formação de ser humano integral e, é necessário repensar;
o tempo, o espaço e o próprio currículo. Também é necessário reordenar
aprendizagens e ações, pois é através da
educação, e somente através dela, que muitos realizam mudanças de vida. Sendo
assim, a Proposta Curricular de Santa Catarina repensa a utilização de todo o
espaço escolar, pois todo o espaço é educativo e não somente o espaço de sala
de aula.
A Educação Integral não cabe dentro dos muros
da escola, ela busca novos espaços, pois extrapolar os muros da escola implica
em novas formas de aprendizagens, pois sabemos que a ação pedagógica não se dá
somente na escola, mas em outros espaços.
“Nesse sentido, a proposta da educação
integral é ampliar o
repertório vivencial da vida escolar dos sujeitos, buscando relacionar os
conceitos sistematizados às vivências na comunidade”.
Segundo a Proposta Curricular 2014, p. 48 ,é importante destacar que, mais
recentemente, outras dimensões de avaliação vêm implicando na vida e, por
consequência, na organização do trabalho pedagógico das escolas. Além da
avaliação da aprendizagem tradicionalmente desenvolvida para qualificar os
processos de ensino e aprendizagem, surgem propostas de avaliação institucional
e de avaliação externa em larga escala, como as provas Brasil, do PISA e do
ENEM.
Dentro desta proposta, a educação é vista
como investigativa e não somente como acerto de contas. Sendo assim, a
avaliação deve ser um instrumento de inclusão e não de classificação ou
exclusão, deve ser indicador do nível de desenvolvimento do estudante e um
repensar pedagógico e metodológico do professor.
A partir da atualização da Proposta
Curricular de Santa Catarina compreende-se a importância do PPP da escola. O
Projeto Político Pedagógico é a organização das ações escolares, é o trabalho
efetivo, tem como um dos objetivos resgatar o sentido político do planejamento
escolar. É sem dúvida alguma uma construção coletiva, um instrumento do fazer;
busca o envolvimento entre a escola e comunidade.
O PPP deve estar pautado em estratégias metodológicas
que permitam a comunidade escolar a
desenvolver formas de pensamento e a produção de novos conhecimentos.
Segundo a Proposta Curricular, versão
2014, p. 49, é urgente que a escola valorize, pois, os saberes que os sujeitos
trazem dos diferentes espaços sociais em que estabelecem relações
intersubjetivas, quer seja dos filmes a que assistem, das fotografias, da
televisão, dos quadrinhos, da literatura e dos diferentes modos de produção.
Sendo assim, o ato criador e do
pensamento teórico é função social da escola.
Grupo 01:
Eliana CimaraRuschel Vergani
IonaraSchenatto
José Carlos Menegotto
LorianeSmaniotto
Sandra Malmann
Marli Teresinha Caus de Lucca
Neura Fachi
NeliseVacarin
2 comentários:
Sendo a Proposta Curricular a diretriz educacional do Estado de Santa Catarina é importante que seja estudada e discutida em grupo na escola,sendo aplicada por toda comunidade escolar.
Parabéns pelo estudo realizado e atividades desenvolvidas por este grupo.
" As boas idéias não tem idade, apenas têm futuro". ( Robert Mallet).
Parabéns ao grupo.
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