PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA
GRUPO 03
CONSIDERAÇÕES
INICIAIS
A atualização da proposta curricular
de Santa Catarina ocorreu em face dos desafios contemporâneos que permeiam o
campo educacional, ao mesmo tempo em que
se reconhece a pertinência e atualidade das suas bases históricas e metodológicas.
Desde os anos 1980 intensificava-se
os debates educacionais em torno de
questões curriculares, dispostos a
construir a nova alternativa curricular. No período entre 1988 a 1991 é
formulada a 1º edição da Proposta Curricular de Santa Catarina que define a
composição do sujeito, de projeto, de
escola, e de sociedade.
Nos últimos anos, novas demandas
sociais, educacionais e curriculares vem
induzindo a reformulação das diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Básica. Este Processo de atualização esta fundamentada por três viés: 1º Perspectiva de formação integral; 2º Concepção do
percurso formativo visando superar o etapismo escolar e a razão fragmentária que
ainda predomina na organização curricular, 3º Atenção a concepção de diversidade no reconhecimento
das diferentes configurações indenitárias
e das novas modalidades da educação.
O
presente documento esta estruturado em duas seções: A primeira é dedicada a
apresentar o resultado das dimensões sobre ”Educação Básica e Formação
Integral” e incluir o debate em torno dos conceitos de percurso formativo e
diversidade. Na segunda parte destacam-se
as atribuições das áreas do conhecimento para a Educação Básica e a
Formação Integral.
O grupo que trabalho tem consciência
de que um dos principais desafios é
aproximar o que propõe a teoria e a pratica de sala de aula e da gestão
escolar.
EDUÇAÇÃO BÁSICA E
FORMAÇÃO INTEGRAL
A Formação integral tem sua luta histórica pela
emancipação humana e as possibilidade e da transferência da sociedade se dão
através da mesma. Na busca pela formação
integral, a escolarização ocupa um lugar central, sendo o currículo entendido
como a expressão direta e o sujeito. A educação integral é um desafio, uma vez que
pressupõe o cotidiano de outras demandas, entretanto se faz necessário uma mudança de currículo escolar e da própria
escola, buscando uma formação emancipatória, autonomia e libertaria, para uma
formação critica, que reconheça o direito a diferença a diversidade cultural e
indenitária.
Nessa perspectiva de formação
integral as áreas de linguagem, ciências humanas, ciências da matemática
devem-se permanentemente se relacionar bem como com o cotidiano e com a escola.
Portanto a formação integral precisa ser incorporada em cada componente curricular
e área de conhecimento e a articulação entre elas.
ATIVIDADES
PRINCIPAIS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO CONTRIBUIÇÕES PARA O PERCURSO FORMATIVO
Ao longo de toda a caminhada de
formação, os processos de aprendizagem necessitam oferecer aos sujeitos um amplo
leque de vivencias.
No caso das fases de desenvolvimento
da criança, onde ela passa a ocupar outro espeço na sociedade, os processos
educativos devem considerar a importância e a contribuição, da ludicidade como
uma estratégia metodológica e pedagógica importante .
PROCESSO FORMATIVO
Neste sentido o
percurso de formação a ser desenvolvida
pela escola estrutura-se em torno de uma
organização curricular tendo em vista as especificidades que constituem as diversidades
de cada sujeito.
É
fundamental que as praticas pedagógicas desenvolvidas na escola
tenham a importância do desenvolvimento
de todas as potencialidades humanas.
Ao propiciar a viabilização do
direito a igualdade, acesso ao conhecimento e permanência de todos, incluindo
os adultos e idosos e priorizando os de zero a 17 anos.
O professor é um organizador da atividade e para isto sabe o que esta em jogo
no espeço da sala de aula.
1.1.1
REVISTINDO OS FUNDAMENTOS TEORICOS METODOLOGICOS DA PROPOSTA CURRICULAR
DO ESTADO DE SANTA CATARINA
A
proposta Curricular esta pautada na teoria-histórico-cultural e de atividade.
Processo pelos quais cada sujeito, produz sua própria humanidade.
Vivendo em grupo os seres humanos
desenvolvem a necessidade de se organizar em atividades praticas e de
integração com os demais. Tanto as características humanas especificas quanto a
linguagem e a consciência resultam de ações
coletivas e históricas do ser humano, determinadas pelo entorno que compõe os mundos diversos.
É
através da mediação que permite que as gerações
percussoras assegurem
as novas o conhecimento e os traços culturais pelos
que antecederam.
Mas é na sua
singularidade que este se humaniza.
Em um 2º momento tais funções se
constituem em atividades individuais com propriedades internas do pensamento.
Importante compreender que a
aprendizagem e o desenvolvimento são processos intimamente imbricados. Os
conceitos são elaborados como conceitos do cotidiano e sistematizados através da iteração. É na generalização dos
conceitos que se torna possível os
conhecimentos perpassando pelas diferentes matrizes do currículo.
Cursistas
Bernardete de
Lurdes Agostini Dill
Dalva Marisa
Lazaretti
Iracema Aparecida
Schneiders
Maria Doraci Oro
Povala
Maria Genoveva
Vedoy
Patricia Ferreira
Sonia Lurdes
Magrini
2 comentários:
Considerando a Proposta Curricular como diretriz do nosso trabalho é importante que seja discutida,refletida e colocada em prática na nossa ação pedagógica.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido por esta equipe escolar.
" As boas idéias não tem idade, apenas têm futuro". ( Robert Mallet).
Parabéns ao grupo.
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