quinta-feira, 30 de abril de 2015

PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA

GRUPO 03


CONSIDERAÇÕES INICIAIS

            A atualização da proposta curricular de Santa Catarina ocorreu em face dos desafios contemporâneos que permeiam o campo educacional, ao mesmo tempo em que  se reconhece a pertinência e atualidade das suas  bases históricas e metodológicas.
            Desde os anos 1980 intensificava-se os debates educacionais  em torno de questões  curriculares, dispostos a construir a nova alternativa curricular. No período entre 1988 a 1991 é formulada a 1º edição da Proposta Curricular de Santa Catarina que define a composição do sujeito, de projeto,  de escola, e de sociedade.
            Nos últimos anos, novas demandas sociais, educacionais e curriculares vem  induzindo a reformulação das diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Este Processo de atualização esta fundamentada por três viés:  1º Perspectiva de  formação integral; 2º Concepção do percurso   formativo visando superar  o etapismo escolar e a razão fragmentária que ainda predomina na organização curricular, 3º Atenção a  concepção de diversidade no reconhecimento das diferentes  configurações  indenitárias  e das novas modalidades da educação.
            O presente documento esta estruturado em duas seções: A primeira é dedicada a apresentar o resultado das dimensões sobre ”Educação Básica e Formação Integral” e incluir o debate em torno dos conceitos de percurso formativo e diversidade. Na segunda parte destacam-se  as atribuições das áreas do conhecimento para a Educação Básica e a Formação Integral.
            O grupo que trabalho tem consciência de que um  dos principais desafios é aproximar o que propõe a teoria e a pratica de sala de aula e da gestão escolar.

EDUÇAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO INTEGRAL

            A Formação  integral tem sua luta histórica pela emancipação humana e as possibilidade e da transferência da sociedade se dão através  da mesma. Na busca pela formação integral, a escolarização ocupa um lugar central, sendo o currículo entendido como a expressão direta e o sujeito. A educação integral é um desafio, uma vez que pressupõe o cotidiano de outras demandas, entretanto se faz necessário  uma mudança de currículo escolar e da própria escola, buscando uma formação emancipatória, autonomia e libertaria, para uma formação critica, que reconheça o direito a diferença a diversidade cultural e indenitária.
            Nessa perspectiva de formação integral as áreas de linguagem, ciências humanas, ciências da matemática devem-se permanentemente se relacionar bem como com o cotidiano e com a escola. Portanto a formação integral precisa ser incorporada em cada componente curricular e área de conhecimento e a articulação entre elas.

ATIVIDADES PRINCIPAIS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO CONTRIBUIÇÕES PARA O PERCURSO FORMATIVO

            Ao longo de toda a caminhada de formação, os processos de aprendizagem necessitam oferecer aos sujeitos um amplo leque de vivencias.
            No caso das fases de desenvolvimento da criança, onde ela passa a ocupar outro espeço na sociedade, os processos educativos devem considerar a importância e a contribuição, da ludicidade como uma estratégia metodológica e pedagógica importante .

PROCESSO FORMATIVO

Neste sentido o percurso  de formação a ser desenvolvida pela escola estrutura-se em torno de  uma organização curricular tendo em vista as especificidades que constituem as diversidades de cada sujeito.
            É  fundamental que as praticas pedagógicas desenvolvidas na escola tenham  a importância do desenvolvimento de todas as potencialidades humanas.
            Ao propiciar a viabilização do direito a igualdade, acesso ao conhecimento e permanência de todos, incluindo os adultos e idosos e priorizando os de zero a 17 anos.
            O professor é um organizador da  atividade e para isto sabe o que esta em jogo no espeço da sala de aula.

1.1.1     REVISTINDO OS FUNDAMENTOS TEORICOS METODOLOGICOS DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA

A proposta Curricular esta pautada na teoria-histórico-cultural e de atividade. Processo pelos quais cada sujeito, produz sua própria humanidade.
            Vivendo em grupo os seres humanos desenvolvem a necessidade de se organizar em atividades praticas e de integração com os demais. Tanto as características humanas especificas quanto a linguagem e a consciência resultam de ações  coletivas e históricas do ser humano, determinadas pelo entorno  que compõe os mundos diversos.
                          É através da mediação que permite que as gerações  percussoras assegurem
as novas  o conhecimento e os traços culturais pelos que  antecederam.
Mas é na sua singularidade que este se humaniza.
            Em um 2º momento tais funções se constituem em atividades individuais com propriedades internas do pensamento.
            Importante compreender que a aprendizagem e o desenvolvimento são processos intimamente imbricados. Os conceitos são elaborados como conceitos do cotidiano e sistematizados  através da iteração. É na generalização dos conceitos  que se torna possível os conhecimentos perpassando pelas diferentes matrizes do currículo.
           
Cursistas
Bernardete de Lurdes Agostini Dill
Dalva Marisa Lazaretti
Iracema Aparecida Schneiders
Maria Doraci Oro Povala
Maria Genoveva Vedoy
Patricia Ferreira

Sonia Lurdes Magrini

2 comentários:

NTE - São Miguel do Oeste - SC disse...

Considerando a Proposta Curricular como diretriz do nosso trabalho é importante que seja discutida,refletida e colocada em prática na nossa ação pedagógica.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido por esta equipe escolar.

Unknown disse...

" As boas idéias não tem idade, apenas têm futuro". ( Robert Mallet).

Parabéns ao grupo.