segunda-feira, 25 de maio de 2015

CINEMA NA ESCOLA

Uma das atividades previstas para o desenvolvimento do Eixo Norteador do Segundo Bimestre era a "Noite do Cinema na Escola" que aconteceu na noite de quinta-feira dia 21 de maio.
O subtema do Eixo Norteador do Trabalho Pedagógico desenvolvimento é: "Conviver e Relacionar". No início do bimestre as turmas participaram das atividades relacionadas ao PARAJASC 2015, que aconteceu no município de São Miguel do Oeste.
As turmas pesquisaram quais as deficiências dos participantes dos jogos e aprofundaram seus conhecimentos sobre a temática.
Já os professores, além dos trabalhos realizados junto às turmas estão realizando o estudo da Proposta Curricular de Santa Catarina, que nos meses de maio e junho propõe reflexões sobre a Diversidade como princípio formativo.
Para refletir sobre isso, a professora Eliana Vergani sugeriu a exibição do filme "A Teoria de Tudo" que foi inspirado na obra Travelling to Infinity: My Life with Stephen de Jane Wilde Hawking, que descreve seu relacionamento com o físico teórico Stephen Hawking e o desafio com a doença do neurônio motor (também conhecida como esclerose lateral amiotrófica - ELA).
Nascido em Oxford (Reino Unido), a 8 de Janeiro de 1942, Stephen William Hawking é considerado um dos mais importantes astrofísicos de todos os tempos. Em 1963, enquanto estudante de Física na conceituada Universidade de Oxford, Stephen está decidido a encontrar uma "simples, eloquente explicação" para o Universo. Nesta época, já depois de conhecer Jane Wilde, uma jovem estudante de Artes por quem se apaixona, é-lhe diagnosticada esclerose lateral amiotrófica, uma doença incurável e degenerativa que leva à perda permanente de movimento muscular. Os médicos não lhe dão mais de dois anos de esperança de vida. Com capacidades físicas a cada dia mais limitadas, casa com Jane, com quem vem a ter três filhos. Com a ajuda dela, supera os maiores obstáculos, sem nunca perder a vontade de viver nem a sua extraordinária capacidade de se assombrar com o Universo. Depois de três décadas de vida em comum, a relação do casal termina e cada um segue o seu caminho…
Uma das frases mais inspiradoras e impactantes é proferida pelo protagonista no final do filme: "Enquanto houver vida, haverá esperança".







Nenhum comentário: