segunda-feira, 18 de março de 2013

CEJA TEM COMO EIXO NORTEADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM 2013: O COMPORTAMENTO HUMANO FRENTE AO MUNDO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO.


No início do ano letivo de 2013, o quadro docente do CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos esteve reunido para planejar as ações do ano. Como Eixo Norteador do trabalho pedagógico foi definido o tema: “O Comportamento Humano frente ao Mundo Científico e Tecnológico”
Percebe-se que a tecnologia, o mundo científico e tecnológico está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Geralmente a tecnologia aparece ligada ao progresso e a tecnologia. A cada dia surgem inúmeras inovações que passam a ter um espaço de nossas vidas como exemplo as redes sociais, o celular, e uma infinidade de equipamentos eletroeletrônicos. Temos a impressão que estamos vivendo em uma aldeia global onde o conhecimento tornou-se universal.
No entanto, o capitalismo desenfreado tem consequências sobre a humanidade e percebe-se que as inovações científicas e tecnológicas também possuem aspectos negativos como o individualismo, o consumismo exagerado, a fragilidade das relações, a alienação, o aumento da criminalidade, a degradação de valores sociais...
Assim o projeto tem como objetivo geral “entender o comportamento humano e as relações que o mesmo estabelece com o mundo científico e tecnológico para perceber as implicações da ciência e a tecnologia na sociedade contemporânea”.
Como está o comportamento humano frente a todas essas mudanças? Ele tem refletido sobre as novas relações que surgiram? Ele tem percebido os aspectos positivos e negativos do mundo científico e tecnológico e suas implicações? Esses são alguns questionamentos que se pretende enfatizar durante o desenvolvimento do eixo norteador do trabalho pedagógico em 2013.
Para desenvolver o tema os professores se reúnem e realizam planejamento e discussões relativas ao tema. No último planejamento, no dia 15 de abril os professores refletiram sobre o assunto. O Professor de Filosofia e Sociologia José Augusto Tuni fez uma breve contextualização sobre o assunto. O projeto será desenvolvido por todos os professores que atuam na unidade escolar.
 Reflexão "O Caminho da Vida" Fonte: O Último discurso, do filme O Grande Ditador.


Contextualização sobre o tema realizada pelo professor de Filosofia e Sociologia José Augusto Tuni.