segunda-feira, 25 de março de 2013

DETENTO DA UNIDADE PRISIONAL CONCLUI O ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO CARCERÁRIA.




Gilson com o certificado do Ensino Fundamental. Ele que antes era analfabeto, pretende concluir o Ensino Médio e posteriormente fazer o Curso Superior em Administração.
Gilson da Silva, 38 anos, nasceu em 28 de outubro de 1974. Na infância cursou somente a primeira série do Ensino Fundamental, pois morava em Águas de Chapecó. Quando iniciou sua escolarização e logo após sua família mudou-se para o Paraná para cuidar de uma fazenda e ele não teve mais oportunidade de estudar.
Ele ingressou no sistema prisional em 2007. No ano de 2009 o CEJA em parceria com a Unidade Prisional Avançada reativou a Educação Carcerária no município de São Miguel do Oeste. Gilson então retomou seus estudos passando a cursar a Alfabetização. Ele relata que sentia muita vergonha por não saber ler e escrever e no início foi um pouco difícil, mas com apoio e incentivo da administração da unidade, do CEJA e dos professores ele persistiu e logo estava alfabetizado.
Após concluir a alfabetização ele iniciou a segunda etapa de sua escolarização correspondente as Séries Finais do Ensino Fundamental. O CEJA através do Ensino por Oficinas ofertava essa oportunidade na própria unidade prisional. Essa etapa foi cursada em 2009, 2010, 2011 e 2012.
Ainda no ano de 2012 ele ingressou no Ensino Médio, também ofertado pelo CEJA na Unidade Prisional. Já cursou uma disciplina e no momento está cursando mais duas. Revela que pretende concluir o Ensino Médio para posteriormente fazer o Curso de Administração e auxiliar a família que tem uma agroindústria de beneficiamento de cana de açúcar.
Além de estudar Gilson também é o responsável pelas refeições na Unidade Prisional e  faz artesanato para suas despesas e da família, pois é pai de 04 filhos, o menor com 03 anos de idade. Ele relata que antes, quando era necessário fazer as listas de compras para a cozinha pedia para um colega alfabetizado escrever e apresentava as listas para a administração, hoje ele mesmo faz as listas.
Gilson incentiva a todos os detentos e demais pessoas que ainda não concluíram seus estudos que retornem e aproveitem essa oportunidade, pois segundo ele o conhecimento é algo muito importante, estudar mudou sua vida, sua concepção de mundo e é algo que levamos conosco para sempre.


Equipe com representantes da GERED, CEJA e Unidade Prisional que participaram do momento da entrega do certificado.
O reeducando recebeu o diploma do “Ensino Fundamental” com muito orgulho. Participaram do ato de entrega o representante da GERED , o Prof. Gisley Francisco Bareta- Supervisor de Ensino, Rosilene Demarco Sbeghen- diretora do CEJA, Janete Palú- Assistente Técnica Pedagógica Dalva Lazaretti-, professora e Márcio Françosi-  diretor da Unidade Prisional.
Segundo o diretor da Unidade Prisional Márcio Françosi a história de Gilson serve como exemplo para os demais detentos, pois da adversidade vivenciada pela privação de liberdade ele teve uma oportunidade, a oportunidade de voltar a estudar, concluir o Ensino Fundamental e buscar o Ensino Médio e Superior. Ele relata que as aulas na Unidade Prisional representam para todos os detentos uma oportunidade. A maioria dos presos gostam de frequentar as aulas e é perceptível a mudança nos mesmos a partir do processo de escolarização.

Gilson com o diretor da Unidade Prisional Márcio Françosi.
A Educação Carcerária e a aprendizagem na prisão por meio de diferentes programas de escolarização são um importante instrumento de mudança, para instrumentalização do reeducando contribuindo na sua reinserção social e para a melhoria de sua qualidade de vida após a libertação.
O Ensino nas Prisões em Santa Catarina é coordenado pela GEREJ- Gerência de Educação de Jovens e Adultos por meio dos CEJAS- Centros de Educação de Jovens e Adultos. Sua efetivação é resultado da parceria entre os órgãos envolvidos: CEJAS e Unidades Prisionais. O CEJA cede os professores e o material didático pedagógico, bem como realiza a certificação dos reeducandos. Já a Unidade Prisional disponibiliza o espaço físico e as condições de segurança necessárias para a realização das aulas.
Em São Miguel do Oeste a Educação Carcerária foi reativada em 2009. Atualmente estão em funcionamento 04 turmas, duas de Ensino Fundamental e duas de Ensino Médio. Cerca de 20 reeducandos estão tendo a oportunidade de estudar enquanto privados de liberdade.
A Educação Carcerária percebe na educação um direito de cidadania e também um componente fundamental para o processo de sua reintegração do reeducando à sociedade.

Nenhum comentário: