segunda-feira, 25 de março de 2013

DETENTO DA UNIDADE PRISIONAL CONCLUI O ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO CARCERÁRIA.




Gilson com o certificado do Ensino Fundamental. Ele que antes era analfabeto, pretende concluir o Ensino Médio e posteriormente fazer o Curso Superior em Administração.
Gilson da Silva, 38 anos, nasceu em 28 de outubro de 1974. Na infância cursou somente a primeira série do Ensino Fundamental, pois morava em Águas de Chapecó. Quando iniciou sua escolarização e logo após sua família mudou-se para o Paraná para cuidar de uma fazenda e ele não teve mais oportunidade de estudar.
Ele ingressou no sistema prisional em 2007. No ano de 2009 o CEJA em parceria com a Unidade Prisional Avançada reativou a Educação Carcerária no município de São Miguel do Oeste. Gilson então retomou seus estudos passando a cursar a Alfabetização. Ele relata que sentia muita vergonha por não saber ler e escrever e no início foi um pouco difícil, mas com apoio e incentivo da administração da unidade, do CEJA e dos professores ele persistiu e logo estava alfabetizado.
Após concluir a alfabetização ele iniciou a segunda etapa de sua escolarização correspondente as Séries Finais do Ensino Fundamental. O CEJA através do Ensino por Oficinas ofertava essa oportunidade na própria unidade prisional. Essa etapa foi cursada em 2009, 2010, 2011 e 2012.
Ainda no ano de 2012 ele ingressou no Ensino Médio, também ofertado pelo CEJA na Unidade Prisional. Já cursou uma disciplina e no momento está cursando mais duas. Revela que pretende concluir o Ensino Médio para posteriormente fazer o Curso de Administração e auxiliar a família que tem uma agroindústria de beneficiamento de cana de açúcar.
Além de estudar Gilson também é o responsável pelas refeições na Unidade Prisional e  faz artesanato para suas despesas e da família, pois é pai de 04 filhos, o menor com 03 anos de idade. Ele relata que antes, quando era necessário fazer as listas de compras para a cozinha pedia para um colega alfabetizado escrever e apresentava as listas para a administração, hoje ele mesmo faz as listas.
Gilson incentiva a todos os detentos e demais pessoas que ainda não concluíram seus estudos que retornem e aproveitem essa oportunidade, pois segundo ele o conhecimento é algo muito importante, estudar mudou sua vida, sua concepção de mundo e é algo que levamos conosco para sempre.


Equipe com representantes da GERED, CEJA e Unidade Prisional que participaram do momento da entrega do certificado.
O reeducando recebeu o diploma do “Ensino Fundamental” com muito orgulho. Participaram do ato de entrega o representante da GERED , o Prof. Gisley Francisco Bareta- Supervisor de Ensino, Rosilene Demarco Sbeghen- diretora do CEJA, Janete Palú- Assistente Técnica Pedagógica Dalva Lazaretti-, professora e Márcio Françosi-  diretor da Unidade Prisional.
Segundo o diretor da Unidade Prisional Márcio Françosi a história de Gilson serve como exemplo para os demais detentos, pois da adversidade vivenciada pela privação de liberdade ele teve uma oportunidade, a oportunidade de voltar a estudar, concluir o Ensino Fundamental e buscar o Ensino Médio e Superior. Ele relata que as aulas na Unidade Prisional representam para todos os detentos uma oportunidade. A maioria dos presos gostam de frequentar as aulas e é perceptível a mudança nos mesmos a partir do processo de escolarização.

Gilson com o diretor da Unidade Prisional Márcio Françosi.
A Educação Carcerária e a aprendizagem na prisão por meio de diferentes programas de escolarização são um importante instrumento de mudança, para instrumentalização do reeducando contribuindo na sua reinserção social e para a melhoria de sua qualidade de vida após a libertação.
O Ensino nas Prisões em Santa Catarina é coordenado pela GEREJ- Gerência de Educação de Jovens e Adultos por meio dos CEJAS- Centros de Educação de Jovens e Adultos. Sua efetivação é resultado da parceria entre os órgãos envolvidos: CEJAS e Unidades Prisionais. O CEJA cede os professores e o material didático pedagógico, bem como realiza a certificação dos reeducandos. Já a Unidade Prisional disponibiliza o espaço físico e as condições de segurança necessárias para a realização das aulas.
Em São Miguel do Oeste a Educação Carcerária foi reativada em 2009. Atualmente estão em funcionamento 04 turmas, duas de Ensino Fundamental e duas de Ensino Médio. Cerca de 20 reeducandos estão tendo a oportunidade de estudar enquanto privados de liberdade.
A Educação Carcerária percebe na educação um direito de cidadania e também um componente fundamental para o processo de sua reintegração do reeducando à sociedade.

ALUNOS DO CEJA PARTICIPAM DE PALESTRA ALUSIVA AO DIA DA ÁGUA


       

Alunos do CEJA que frequentam as Oficinas na sexta-feira noturno tiveram a oportunidade de participarem de palestra alusiva ao DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

Com o tema “A Água Nossa de Cada Dia” a atividade foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste por meio da Gerência de Saúde e demais parceiros.

Durante o dia aconteceram atividades na Praça Central e palestra no Centro Comercial Andrômeda. O engenheiro agrônomo da Cooperalfa, Clenoir Soares palestrou para mais de 200 alunos sobre “Uso Múltiplo da Agua x Sustentabilidade”. 

Já no período noturno, na Câmara de Vereadores foi realizado o lançamento do Manual das Águas com o consultor do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas, Matheus Tengaten. Em seguida, o palestrante Giovani José Teixeira, da Seara Alimentos, abordou o assunto “Água virtual” e "Pegada Hídrica".

Foi um importante momento de reflexão sobre o uso racional da Água e também de conhecimento do trabalho realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas. No final do evento alunos e professores tiveram a oportunidade de debaterem o tema.




22 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA

História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

Você sabia?
- A Unesco estabeleceu que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água
Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm

segunda-feira, 18 de março de 2013

CEJA TEM COMO EIXO NORTEADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM 2013: O COMPORTAMENTO HUMANO FRENTE AO MUNDO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO.


No início do ano letivo de 2013, o quadro docente do CEJA-Centro de Educação de Jovens e adultos esteve reunido para planejar as ações do ano. Como Eixo Norteador do trabalho pedagógico foi definido o tema: “O Comportamento Humano frente ao Mundo Científico e Tecnológico”
Percebe-se que a tecnologia, o mundo científico e tecnológico está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Geralmente a tecnologia aparece ligada ao progresso e a tecnologia. A cada dia surgem inúmeras inovações que passam a ter um espaço de nossas vidas como exemplo as redes sociais, o celular, e uma infinidade de equipamentos eletroeletrônicos. Temos a impressão que estamos vivendo em uma aldeia global onde o conhecimento tornou-se universal.
No entanto, o capitalismo desenfreado tem consequências sobre a humanidade e percebe-se que as inovações científicas e tecnológicas também possuem aspectos negativos como o individualismo, o consumismo exagerado, a fragilidade das relações, a alienação, o aumento da criminalidade, a degradação de valores sociais...
Assim o projeto tem como objetivo geral “entender o comportamento humano e as relações que o mesmo estabelece com o mundo científico e tecnológico para perceber as implicações da ciência e a tecnologia na sociedade contemporânea”.
Como está o comportamento humano frente a todas essas mudanças? Ele tem refletido sobre as novas relações que surgiram? Ele tem percebido os aspectos positivos e negativos do mundo científico e tecnológico e suas implicações? Esses são alguns questionamentos que se pretende enfatizar durante o desenvolvimento do eixo norteador do trabalho pedagógico em 2013.
Para desenvolver o tema os professores se reúnem e realizam planejamento e discussões relativas ao tema. No último planejamento, no dia 15 de abril os professores refletiram sobre o assunto. O Professor de Filosofia e Sociologia José Augusto Tuni fez uma breve contextualização sobre o assunto. O projeto será desenvolvido por todos os professores que atuam na unidade escolar.
 Reflexão "O Caminho da Vida" Fonte: O Último discurso, do filme O Grande Ditador.


Contextualização sobre o tema realizada pelo professor de Filosofia e Sociologia José Augusto Tuni. 

CEJA ABRE NOVAS TURMAS DE ENSINO PRESENCIAL POR DISCIPLINA


O CEJA-CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ESTÁ IMPLANTANDO UMA NOVA MATRIZ CURRICULAR- O ENSINO PRESENCIAL POR DISCIPLINAS.
NESSA NOVA MATRIZ O ALUNO ESCOLHERÁ A DISCIPLINA E O DIA A SER FREQUENTADO. SE FREQUENTAR 05 NOITES ELE CONCLUIRÁ O ENSINO FUNDAMENTAL EM 02 ANOS E O ENSINO MÉDIO EM 1,5 ANOS.
A NOVA SISTEMÁTICA ATENDERÁ A 01 TURMA DE ENSINO MÉDIO DA UNIDADE DESCENTRALIZADA DE PARAÍSO  E TAMBÉM A 01 TURMA DE ENSINO MÉDIO NO NAES-NÚCLEO AVANÇADO DE ENSINO SUPLETIVO DE GUARACIABA.
NO CEJA A NOVA SISTEMÁTICA SERÁ IMPLANTADA A PARTIR DO MÊS DE AGOSTO.
ALUNOS DA UNIDADE DESCENTRALIZADA DE PARAÍSO QUE SE FORMARAM NO ENSINO FUNDAMENTAL POR OFICINAS E INICIAM AS AULAS NO ENSINO MÉDIO PRESENCIAL POR DISCIPLINAS. AS AULAS ACONTECEM NO ESPAÇO CEDIDO PELA EEB ADOLFO SILVEIRA. A PREFEITURA REALIZA O TRANSPORTE DO PROFESSOR QUE SE DESLOCA ATÉ ESSE MUNICÍPIO. ATUALMENTE OS ALUNOS ESTÃO CURSANDO A DISCIPLINA DE FÍSICA, CIÊNCIA, CULTURA, TECNOLOGIA E TRABALHO E TAMBÉM GEOGRAFIA. OS PROFESSORES NEURI MAZIERO E SÔNIA MAGRINI ATENDEM A TURMA.

NO NAES- NÚCLEO AVANÇADO DE ENSINO SUPLETIVO UMA TURMA SERÁ ATENDIDA PELA NOVA SISTEMÁTICA. 

sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA DA MULHER

Neste dia importante, o CEJA gostaria de desejar um FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER à todas as mulheres que são figuras essenciais em nosso dia a dia: alunas, professoras e funcionárias!


NAES DE GUARACIABA

          O NAES- Núcleo Avançado de Ensino Supletivo é uma Unidade Descentralizada que faz parte da estrutura do CEJA de São Miguel do Oeste. Funciona em forma de parceria entre a Prefeitura Municipal de Guaraciaba, CEJA, GERED e SED.
Atualmente está na coordenação do NAES  a professora Alcenia Ferronato. A escola possui duas turmas de Ensino Presencial, uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Médio. Um oficina de Português e outra de Matemática também estão em andamento. Em março será implantado o Ensino Presencial por Disciplina. 






sexta-feira, 1 de março de 2013

AULAS NA UNIDADE PRISIONAL AVANÇADA DE SÃO MIGUEL DO OESTE


Reiniciaram no dia 26/02 as aulas na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. O CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos reativou e expandiu a Educação Carcerária a partir do primeiro semestre de 2009. Até o ano de 2010 a escola atendia também o CIP de São José do Cedro, a cadeia feminina de Anchieta bem como Cadeia Pública de Descanso. Com a criação do CEJA de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste passou atender somente a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.
Atualmente existem reeducandos na Unidade Prisional Avançada que iniciaram a Alfabetização, cursaram o Ensino Fundamental e estão cursando o ensino médio.
Serão atendidos no início desse ano letivo 17 reeducandos. Serão ofertadas duas turmas de Ensino Médio e duas turmas de ensino fundamental na metodologia do Ensino por Oficinas.
A Educação Carcerária se efetiva a partir de uma parceria entre o CEJA e a Unidade Prisional Avançada. A Escola atua oferecendo a Educação Básica e a UPA a segurança necessária para professores e alunos.

Início das aulas 2013

As aulas iniciaram no Centro de Educação de Jovens e Adultos no dia 14 de fevereiro. Na oportunidade a equipe de professores e funcionários foi apresentada aos alunos. Após a recepção os alunos conheceram o manual do estudante e as regras da escola. Atualmente na sede do CEJA de 2ª à 5ª feira, no período noturno a escola atende ao ENSINO PRESENCIAL. Durante esses dias as oficinas acontecem no espaço cedido pela EEB São Miguel. Já na sexta feira as oficinas são ofertadas na sede do CEJA.

Capacitações para os Professores 2013

No início do ano de 2013 os professores do CEJA participaram de encontros de Formação Continuada. Estiveram reunidos por diversos momentos de 04 à 08 de fevereiro estudando, discutindo e planejando o ano letivo de 2013. Também ocorreu a formação de um Pólo de Ensino no qual participaram o CEJA e as Escolas de Educação Básica Alberico Azevedo e Guilherme Míssen. 

Confraternização de Encerramento 2012

No dia 14 de dezembro de 2012 aconteceu a Confraternização de encerramento do ano letivo de 2012 entre professores, funcionários e membros da AFPAC. Foi uma bonita festa que teve como sede a Associação da Polícia Civil.

Formatura do CEJA- Sede

No dia 15 de dezembro de 2012 aconteceu a formatura dos alunos do CEJA-(Sede) na modalidade Ensino por Oficinas- Fundamental e Médio e também da primeira turma do Ensino Presencial.
O evento teve como sede a AABB e iniciou com celebração ecumênica, seguida de colação de grau e jantar de confraternização.